"A arquitetura é uma ciência, surgindo de muitas outras, e adornada com muitos e variados ensinamentos: pela ajuda dos quais um julgamento é formado daqueles trabalhos que são o resultado das outras artes."(Marco Vitrúvio Polião)
domingo, 30 de agosto de 2009
Lições de Arquitetura
Cap. 4 - ZONEAMENTO URBANO
Sobre o Autor:
Autor da mais conhecida e admirada obra da arquitetura holandesa, o edifício de escritórios Centraal Beheer, em Apeldoorn (1968/72), o holandês Herman Hertzberger junta preocupações humanistas, de convivência e conforto, com a possibilidade de que cada morador ou usuário da estrutura construída possa intervir ao seu modo na construção.
Boa parte de seu trabalho é dedicada a uma série de edifícios escolares, como a escola Montessori de Delft, projetada em 1960; escolas Apollo: Amsterdam Montessori School e Willemspark Scholl, em 1980; De Bombardon, em Almere, em 1991; Primary School de Koperwick, em 95 e, em 1993-
Essa reconhecida preocupação do arquiteto com o ensino resultou na grande variação tipológica dos edifícios e em alguns conceitos que humanizam e facilitam a integração do pequeno usuário. Predominam nos edifícios a transparência e a organização espacial, com a valorização das áreas sociais. Em oposição ao esquema de organização tipo corredor, ele propõe salas agrupadas ou conectadas para torná-las mais adaptáveis a outras atividades. Ou unidades autônomas como pequenas "casas" com entrada pelo hall de acesso. Em muitos projetos, as escadas funcionam como anfiteatros; em outras elas são pontes que animam o uso de ligação entre os pavimentos.
Nós falamos no nosso seminário sobre 4 construções que são citadas nesse capítulo e por causa de alguns defeitos técnicos as imagens não foram exibidas. Mas agora tenho a oportunidade de postá-las aqui, para quem quiser ver... =))
Faculdade de Arquitetura do MIT, Cambridge, USA
Cúpula do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT.)
Simmons Hall, um dos alojamentos do MIT
Escola Montessori, Delf
Colégio Montessori Ool. Foto Herman H. van Door GK.f
Centro Musical Vredenburg
Entrada
Entrada (interior)
Exterior
Exterior
Vredenburg Concert Hall
sábado, 29 de agosto de 2009
Confortável e Desconfortável
CONFORTÁVEL - Que oferece conforto.
CONFORTO - Bem-estar material.
DESCONFORTÁVEL - Falta de conforto.
Conhecendo o significado de conforto, cheguei a conclusão que o Solar da Baronesa apresenta mais lugares confortáveis do que desconfortáveis, por vários motivos pude chegar à essa conclusão, entre eles porque lá não tem rompantes de temperatura, tem muitas aberturas que propiciam a circulação de ar e paredes espessas que ajudam a manter o clima ameno, pois mesmo com ensolação durante toda a tarde na fachada frontal o ambiente não fica abafado ou super aquecido.
Onde eu considerei que poderia haver um certo desconforto seria na porta de entrada, onde não tem nenhuma rampa para a acesso de deficientes físicos apesar de haver banheiros devidamente confortáveis para os mesmos, e talvez a irregularidade dos pisos de pedra também para os deficientes físicos, que causa um certo desconforto ao andar ou passar com cadeira de rodas. A área externa (pátio) apesar de ser um lugar confortável, se torna desconfortável quando o tempo está frio e chuvoso, principalmente pelo acesso ao banheiro, pois não tem nenhuma cobertura que proteja quem quiser ia ao banheio de uma possível chuva
Lugares Confortáveis:
Dinâmica: de onde sou? onde moro?
Na primeira aula do prof. Marcos, ele passou essa dinâmica e eu achei interessante postar... Nasci em Barbacena conhecida como "cidade das rosas" por ter muitas plantações de rosas e grande comércio das mesmas, mas também muito conhecida como "cidade dos loucos" pelo grande número de hospícios que existiam na cidade, pq hoje em dia só alguns permanecem funcionando, além do museu da loucura que se um dia vocês tiverem a oportunidade de irem em Barbacena não deixem de visitá-lo, é muito interessante, mas tem que ter estômago. Só queria dixar bem claro, que é cidade dos loucos somente pelos hospícios e que a maioria dos pacientes destes hospícios não eram na cidade, iam para Barbacena se tratar por causa do clima propício para tratar doenças mentais, temperaturas mais baixas, clima serrano.
Morei em Barbacena até meus 18 anos, até quando passei no vestibular de engenharia civil em Viçosa. Morei em Viçosa durante 5 anos, no começo não gostava muito da cidade, mas com o tempo aprendi a amar a cidade, pois é uma cidade pequena, mas também com muitas facilidades, é voltada para a universidade (cidade universitária), um lugar muito bom de se morar, calma e aconchegante, tem um clima gostoso, muitas opções de lugares para sair, muitos barzinhos, tem tudo que precisa, gostaria de um dia voltar para lá. O tempo em que morei lá considero os 5 melhores anos da minha vida.
Só deixei de morar lá porque não me identifiquei com o curso de engenharia nos primeiros anos, mas fiquei com medo de mudar e fui empurrando com a barriga até chegar num ponto que eu não estava aguentando mais, então resolvi tentar mudar para arquitetura, tentei prova de mudança de curso dentro da própria universidade, mas não obtive sucesso, então resolvi tentar o vestibular denovo,e não só lá em São João del Rei também, onde estou morando agora e cursando Arquitetura e Urbanismo.
A lagoa na entrada da UFV com a cidade ao fundo.
Vista para a UFV dos prédios em frente
O centro da cidade.
São João é uma cidade histórica voltada para o turismo.... Muito bonita!!!