Cap. 4 - ZONEAMENTO URBANO
Sobre o Autor:
Autor da mais conhecida e admirada obra da arquitetura holandesa, o edifício de escritórios Centraal Beheer, em Apeldoorn (1968/72), o holandês Herman Hertzberger junta preocupações humanistas, de convivência e conforto, com a possibilidade de que cada morador ou usuário da estrutura construída possa intervir ao seu modo na construção.
Boa parte de seu trabalho é dedicada a uma série de edifícios escolares, como a escola Montessori de Delft, projetada em 1960; escolas Apollo: Amsterdam Montessori School e Willemspark Scholl, em 1980; De Bombardon, em Almere, em 1991; Primary School de Koperwick, em 95 e, em 1993-
Essa reconhecida preocupação do arquiteto com o ensino resultou na grande variação tipológica dos edifícios e em alguns conceitos que humanizam e facilitam a integração do pequeno usuário. Predominam nos edifícios a transparência e a organização espacial, com a valorização das áreas sociais. Em oposição ao esquema de organização tipo corredor, ele propõe salas agrupadas ou conectadas para torná-las mais adaptáveis a outras atividades. Ou unidades autônomas como pequenas "casas" com entrada pelo hall de acesso. Em muitos projetos, as escadas funcionam como anfiteatros; em outras elas são pontes que animam o uso de ligação entre os pavimentos.
Nós falamos no nosso seminário sobre 4 construções que são citadas nesse capítulo e por causa de alguns defeitos técnicos as imagens não foram exibidas. Mas agora tenho a oportunidade de postá-las aqui, para quem quiser ver... =))
Faculdade de Arquitetura do MIT, Cambridge, USA
Cúpula do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT.)
Simmons Hall, um dos alojamentos do MIT
Escola Montessori, Delf
Colégio Montessori Ool. Foto Herman H. van Door GK.f
Centro Musical Vredenburg
Entrada
Entrada (interior)
Exterior
Exterior
Vredenburg Concert Hall
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